• Metodologia para cálculo de população


    População dos municípios e do estado

    As estimativas populacionais anuais para os municípios e para o estado do Rio de Janeiro são fornecidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sempre com data de referência para o dia 1º de julho do ano em questão (com exceção para os anos em que foi realizado o Censo Demográfico, em que agosto é o mês de referência). Para as estimativas mensais, foi feita uma interpolação entre as populações dos meses de julho (ou agosto) de cada ano


    População das CISP

    As estimativas populacionais anuais e mensais para as circunscrições integradas de segurança pública (CISP) foram calculadas a partir das estimativas municipais, proporcionalmente à área ocupada pela CISP no município.

    As CISP sofreram desmembramentos ao longo do tempo. Ou seja, na área onde havia uma CISP, passou a haver duas, com a nova CISP abrangendo parte da área que pertencia à CISP mais antiga (para ter acesso à relação das CISP que foram desmembradas, clique aqui).

    Assim, para a população mensal, as CISP estão divididas como eram em cada respectivo mês, antes de se desmembrarem na divisão que existe hoje. Para a população anual, a data de referência de cada ano é o mês de julho (com exceção para os anos em que foi realizado o Censo Demográfico, em que agosto é o mês de referência). Se a CISP se desmembrou no primeiro semestre de um determinado ano, então a CISP já aparece desmembrada nesse ano. Se o desmembramento ocorreu no segundo semestre, então a CISP desmembrada só aparecerá no ano seguinte.

Você também pode ter acesso a esses dados acessando o site do ISP - Instituto de Segurança Pública.